3 Minutos de Ciência
A mais séria e conceituada das revistas de estatística matemática, The Journal of the Royal Statistical Society, acaba de publicar um estudo de matemáticos norte-americanos sobre a previsão dos óscares de Hollywood. Esse estudo mostrou que os óscares principais são altamente previsíveis e mostra que se pode conseguir 70% de sucesso na previsão. Mais interessante, no entanto, é analisar os casos em que as previsões falham...
A longa luta para a síntese artificial do quinino é outro dos destaques da semana com Nuno Crato, que nos explica como a descoberta de um processo de síntese parcial- feita por 2 químicos alemães no início do séc. XX e completada por 2 químicos norte-americanos, a meio do mesmo século- permitiu grandes avanços na química e na medicina. Estudos recentes mostram que os referidos pioneiros tiveram sucesso na síntese do quinino, como foi recentemente comprovado, depois de ter sido posto em causa durante muitos anos.
A leitura da semana é O Prémio de Poincaré, do matemático e divulgador israelita George Szpiro, agora editado pela Gradiva: uma história fascinante da luta de gerações de matemáticos para conseguirem demonstrar algumas propriedades sobre superfícies intuídas por Henri Poincaré há um século.
Finalmente, nas vésperas do fim-de-semana, mostra-se como a Lua indica a posição dos planetas Marte e Saturno: ao princípio da noite de sábado estará mesmo abaixo de Marte e ao princípio da noite de domingo vai estar mesmo abaixo de Saturno. Não há melhor altura para detectar estes 2 planetas- não há engano possível... a Lua indica o caminho!
Com Nuno Crato
2ª a 6ª- 8.40/ 12.40/ 19.40