Evasões Francesas
Simone de Beauvoir Convicções de Julie Frères
Por ocasião do centenário do nascimento de Simone de Beauvoir, o Instituto Franco-Português, em colaboração com o Centre National Simone de Beauvoir e a Associação Bacalhoeiro, propõe um ciclo de cinema no feminino: O Que Querem Elas? Filmes pouco vistos, entre longas e curtas metragens, que incluem películas de Julie Frères, Florence Jaugey, Agnès Varda, Delphine Seyrig e Chantal Akerman. Todas as 3ªs de Junho na Associação Bacalhoeiro e de 16 a 20 de Junho no IFP, às 21.30.
Já amanhã, no entanto, o Franco-Português recebe a temporada Miso Music com um concerto de saxofone e electrónica. Música Solista propõe um programa com obras de Miguel Azguime e Vítor Rua, entre outros, para ouvir este sábado, 7, às 21.30.
Na próxima semana debate-se o Ritmo e o Virtuosismo em Música, no ciclo Bar das Ciências, com a presença de Francisco Monteiro, da Universidade Nova de Lisboa, e Eduardo Lopes, da Universidade de Évora. 4ªf, 11 de Junho, às 19h, no IFP.
Finalmente, o Maxime é palco para a peça Les Cenci (1935), que Antonin Artaud escreveu seguindo a sua própria teoria do Teatro da Crueldade. A história do nobre romano Francesco Cenci, e da sua filha Beatriz, tem encenação de Jorge Listopad e está em cena a 14 e 15 de Junho, às 21h, na Praça da Alegria.
Com Antonieta Lopes da Costa, Jean-Paul Lefèvre e Margarida Antunes
(produção de Filipa Paramés)
Sábado, 7 de Junho- 14.30