Ao vivo
Ken Vandermark e Peter Brötzmann em 2007 (foto de Ziga Koritnik)
Em pleno mês de férias para muitos, o Jazz em Agosto regressa à Fundação Calouste Gulbenkian para 3 noites de concertos que terminam, no sábado, 9, com o Chicago Tentet do saxofonista alemão Peter Brötzmann. Uma orquestra de all stars, como nos diz Rui Neves, director artístico do Jazz em Agosto, com Mats Gustafsson (sax barítono, slide sax), Ken Vandermark (clarinete, sax tenor e barítono), Joe McPhee (trompete, sax alto), Johannes Bauer (trombone), Jeb Bishop (trombone), Per Ake Holmlander (tuba), Fred Longberg-Holm (violoncelo), Kent Kessler (contrabaixo) e os bateristas Paal Nilssen-Love e Michael Zerang. Noite de free jazz, no Anfiteatro ao Ar Livre, às 21.30.
Esta noite, o primeiro concerto do 2º fim-de-semana do Jazz em Agosto, traz o cornetista norte-americano Taylor Ho Bynum de novo a Lisboa, mas desta vez enquanto líder do seu próprio 6teto, com Matt Bauder (sax tenor, clarinete, clarinete baixo), Mary Halvorson (guitarra eléctrica), Evan O'Reilly (guitarra eléctrica), Jessica Pavone (viola, baixo eléctrico) e Tomas Fujiwara (bateria). 5ªf, 7 de Agosto, às 21.30 no Anfiteatro ao Ar Livre.
Amanhã, o trio Memorize the Sky improvisa em acústico, com Matt Bauder (sax tenor, clarinete baixo, clarinete, percussão), Zach Wallace (contrabaixo, vibrafone, percussão) e Aaron Siegel (tarola, bombo, percussão), às 18.30, no Auditório 2 da Gulbenkian, e numa altura em que está disponível o segundo disco da formação norte-americana.
À noite é apresentado o novo projecto da pianista suíça Sylvie Courvoisier: Lonelyville revela uma música contemporânea, e que ouviremos ao vivo com Mark Feldman (violino), Vincent Courtois (violoncelo), Ikue Mori (laptop) e Gerald Cleaver (bateria). 6ªf, 8 de Agosto, no Anfiteatro ao Ar Livre, às 21.30.
No sábado há 2 concertos antes do Chicago Tentet de Peter Brötzmann: o percussionista suíço Fritz Hauser traz a Lisboa um projecto que tem mantido ao longo do seu percurso, o do solo drumming, para ver e ouvir no Auditório 2, às 15.30, e às 18.30, o Jazz em Agosto propõe uma estreia mundial- a do acordeonista francês Pascal Contet em duo com o contrabaixista norte-americano Barre Philips, em improvisação, no Auditório 2 da Gulbenkian.
Bons concertos e bom fim-de-semana!