Rádio Blog: Falta de solidariedade
(imagem daqui)
Hoje ouvimos as opiniões que nos chegaram sobre as eleições americanase a escolha de Barack Obama para presidente dos Estados Unidos. Os textos do Rádio Blog têm a assinatura de Carla Hilário Quevedo e são publicados aqui em parceria com o jornal Meia Hora.
Com Carla Hilário Quevedo e Betânia Valente
6ªf., 14 de Novembro- 10.35
Nos próximos dias debatemos a falta de solidariedade. As opiniões que nos chegarem por escrito ou através do 21.351.05.90 até à próxima 5ªf, 20, às 16h, serão incluídas no programa de 6ªf.
Falta de solidariedade
Uma senhora ia muito bem a andar na rua em Faro quando, por um acaso ou um pé mal colocado, caiu. A passar naquele sítio no mesmo instante estava outra senhora, que tendo assistido à queda, se recusou a prestar auxílio à pobre desafortunada. Alegando não a conhecer de lado nenhum, a transeunte seguiu caminho, deixando a vítima do acaso ou do pé mal colocado estendida no meio do chão. A desconfiança foi já castigada com um processo por omissão de auxílio instaurado pela vítima estendida. Caso não soubéssemos que a máxima "fazer o bem sem olhar a quem" tinha uma tradução jurídica, ficámos pelo menos com a informação a partir deste caso aparentemente corriqueiro. É natural que as pessoas caiam no meio da rua. Basta para isso... andar na rua. Mas será natural não ajudar quem pede uma mão para se levantar? Ou mesmo não acudir a quem vemos estar em apuros? Um motivo alegado para não ter prestado auxílio foi o de que a senhora caída podia estar a fingir para depois assaltar o tolo que se dispusesse a ajudá-la. Mais tarde ou mais cedo tínhamos de sofrer os malefícios das séries televisivas sobre a mente dos criminosos... É verdade que nunca se sabe o que pode resultar de um simples pedido de ajuda? As pessoas desconfiam mais e por isso deixaram de se preocupar com o próximo?