Rádio Blog: Bento XVI em África
(imagemdaqui)
Os homens estão em extinção? A pergunta foi lançada ao longo dos últimos dias, a propósito dos Metrossexuais, o tema proposto por Carla Hilário Quevedo para o Rádio Blog, em parceria com o jornal Meia Hora. Amanhã ouvimos os seus comentários...
Com Carla Hilário Quevedo e Antonieta Lopes da Costa
6ªf., 20 de Março- 10.35
Entretanto, a propósito de visita do Papa Bento XVI a África, queremos saber o que pensa sobre a posição da Igreja Católica no que respeita ao uso do preservativo.
Bento XVI em África
As afirmações do Papa Bento XVI sobre o uso profiláctico do preservativo no continente africano com cerca de trinta milhões de pessoas infectadas com o vírus HIV foram muito mal recebidas. O Papa afirmou que «a sida não se combate com preservativos» e que «isso só iria complicar a situação» e defendeu a abstinência sexual como a única forma de evitar o contágio. Segundo uma notícia do Público, a actividade da Igreja Católica no terreno parece no entanto ser bem diferente: «Apesar da oposição oficial da Igreja ao preservativo, muitos padres e freiras distribuem o profiláctico aos portadores de HIV. E a Organização Mundial de Saúde publicou recentemente um relatório, segundo o qual pelo menos 30 por cento das infra-estruturas de saúde em África estão ligadas a instituições religiosas e 27 por cento dos centros de tratamento de sida estão ligados à Igreja Católica». A posição oficial do Vaticano sobre o uso do preservativo é bem conhecida. Recomendar o uso do preservativo levaria a uma mudança radical numa doutrina que condena o sexo pré-marital e o aborto. De onde vem a ideia de que ser católico é fácil? Era de esperar qualquer outra mensagem do Papa aos seus fiéis? Pode o Sumo Pontífice alguma vez defender publicamente o uso do preservativo?
Dê-nos a sua opinião mais abaixo ou através do 21. 351. 05. 90.