Junta-te ao Jazz 2010: Benfica, 18 a 21 de Março
A coincidir com a chegada da Primavera, Lisboa recebe um novo palco para os músicos de jazz portugueses: Junta-te Ao Jazz tem a sua primeira edição nos próximos dias no Auditório Carlos Paredes, antigo Cineclube de Benfica.
O Festival arranca com os Combos dos alunos de jazz do saxofonista José Menezes, do guitarrista José Soares e do contrabaixista Massimo Cavalli, professores da Academia de Amadores de Música. 5ªf, 18, às 20.30.
O swing marca a música do Easy Jazz, quarteto formado pelos italianos Paolo Antinori (guitarra, voz) e Marcello Sacco (baixo eléctrico), e os portugueses João Silva (trompete) e João Valadas (bateria). 6ªf, 19 de Março, às 20.30. O segundo concerto da noite é do Quarteto Moderno, que recupera a memória de canções portuguesas das décadas de 50 e 60, com arranjos jazzísticos. Do Quarteto Moderno fazem parte João David Almeida (voz), Bruno Campos (piano), Miguel Menezes (contrabaixo) e André Mota (bateria). 6ªf, 19, às 22.30.
No fim-de-semana sobem ao palco os Al-Jiçç, um trio formado por Gonçalo Lopes (clarinete baixo), Nuno Damião (trompete e cornetim) e Francisco Artur (contrabaixo) que vai apresentar uma música infuenciada pelos ritmos do Norte de África e pelo drum'n bass, sábado, 20, às 20.30, e o projecto Ficções do guitarrista Rui Luís Pereira (guitarra e alaúde), com uma formação de saxofones, piano, contrabaixo ou baixo eléctrico e bateria. Sábado, 20, às 22.30.
Na última noite, o Junta-te Ao Jazz acolhe o trio do pianista João Ornelas, com Francisco Artur (contrabaixo) e Nuno Santos (bateria), com a cantora convidada Pat Silva. Domingo, 21, às 20.30. A noite termina com o 4teto do pianista Alexandre Diniz, com António Pinto (guitarra), Massimo Cavalli (contrabaixo) e Carlos Miguel (bateria), e o repertório de Alba, o primeiro disco do pianista, lançado em 2009. Domingo, 21, às 22.30.
O Auditório Carlos Paredes fica na Av. Gomes Pereira, em Benfica, Lisboa.
Mais informações aqui.