Quinta-feira, 20 de Maio de 2010
Rádio Blogue: Bruna Real

 

Este fim-de-semana recuperamos as opiniões de todos sobre namoros, a propósito dos "lugares do amor" nos autocarros de Copenhaga.

 

Com Carla Hilário Quevedo e Antonieta Lopes da Costa

6ªf, 21 de Maio- 10.35/ 19.35

Domingo, 23 de Maio- 18.35

 

Nos próximos dias queremos saber o que pensa sobre o caso da professora Bruna Real, afastada do ensino numa escola do concelho de Mirandela por ter posado nua para a revista Playboy. O texto tem a assinatura de Carla Hilário Quevedo e é publicado aqui em parceria com o jornal Metro. Pode dar-nos a sua opinião, se preferir, através do 21. 351.05.90, até às 16h da próxima 5ªf.

 

Bruna Real

Quem não fizesse a mínima ideia de que havia em Portugal uma freguesia chamada Torre de Dona Chama, ficou a conhecer este nome tropical por causa de Bruna Real. A monitora das actividades extracurriculares numa escola dali posou nua para a Playboy. Por aparecer despida numa revista que se vendia no quiosque da terra, e porque as crianças são felizmente muito curiosas e até sabem tirar fotocópias do que lhes interessa, o executivo camarário de Mirandela decidiu transferir Bruna Real para um sítio onde estivesse menos exposta: o arquivo municipal. Nada na reportagem fotográfica, chocha e desbotada, é motivo de escândalo e ainda menos uma situação de «alarme social», como foi classificada pela Câmara Municipal. No entanto, Torre de Dona Chama é uma terra demasiado pequena para Bruna Real. Quem sabe se não foi por isso mesmo que posou para a revista? Em 1949, Norma Jean Baker posava nua para um calendário porque não tinha dinheiro para pagar a renda. Tal como Marilyn Monroe no início da sua carreira, com as mesmas dificuldades ou as ambições próprias de quem quer sair da santa terrinha, milhares de outras raparigas anónimas aceitaram ser fotografadas nuas. Não há nada de novo nisto. O que me pareceu uma novidade interessante foi a compreensão revelada pelas pessoas directamente envolvidas no caso. A família expressou o seu apoio incondicional; os alunos, ainda que aparvalhados com as fotocópias, falaram bem da monitora; as nativas não manifestaram a sua indignação pelo sucedido; e mesmo o município, em vez da suspensão de funções, optou pela transferência de posto, provavelmente até a pouca poeira de Torre de Dona Chama assentar. A atitude compreensiva das pessoas perante o que há poucos anos teria sido motivo de grande alvoroço é uma boa novidade num país que tem muito com que se preocupar. Bruna Real pode estar enganada na sua escolha, mas isso não é um problema da comunidade e muito menos do Estado. O que pensa deste caso?



publicado por jazza-me
link do post | comentar

Comentários:
De Rui Zink a 22 de Maio de 2010 às 15:25
O exemplo da Marilyn é muito bom. Podíamos acrescentar o da jovem Madona mais uns quantos que agora não me ocorrem. A questão, sempre, é a do controlo das pessoas - e isso tem de c0meçar por algum lugar, e os "bons costumes" sempre foram excelente terreno de batalha. Depois tudo tem a ver com o que considerarmos mau gosto, obsceno, desagradável à vista, ofensivo para o país. A mim ocorre-me assim, logo de rajada (ou de jorro) uma dúzia de coisas bem mais desagradáveis do que as poses infantilmente provocantes da minha colega. (Digo provocantes porque vê-se que na cabeça dela e do fotógrafo há muito mau cinema, mas isso agora não interessa nada.) Aquilo com que nos indignamos diz muito sobre nós.


De Rui Zink a 22 de Maio de 2010 às 15:27
Errata: onde sê provocantes leia-se infantilmente provocantes.


De Rui Zink a 22 de Maio de 2010 às 15:28
Errata 2: onde se lê sê leia-se sê lê.


De Rui Zink a 22 de Maio de 2010 às 15:29
Errata 3: onde se lê sê lê leia-se...


De Anónimo a 23 de Maio de 2010 às 20:46
enquanto a primeira foto é de uma possidonice a toda a prova, a segunda é uma obra de arte.
A/ O autor deste artigo foi infeliz na comparação. melhor seria colocar lá a Madonna , a britney spears ou a inaudível Shakira


De Anonimo a 24 de Maio de 2010 às 04:21
Desde que eu saiba a Marilyn não era professora.

Há aqui um esquecimento sobre a função de quem educa.

Valores morais e de respeito deveriam estar nos olhos dos alunos ao partilharem uma sala de aulas.

Ao contrário da Bruna, foto da Marilyn é dum nu artistico lindo. As da Bruna são só meramente rascas.

http://imgs.cmjornal.xl.pt/imgs/share/2010-05-24031302_CA967162-B341-4FEB-88DD-FECB0766BF67$$738d42d9-134c-4fbe-a85a-da00e83fdc20$$8359f8b3-07c5-441a-95fb-e1e269eed2e5$$img_carrouselTopHomepage$$pt$$1.jpg

Porventura esta mulher é linda?


De Eu a 26 de Maio de 2010 às 17:19
Por acaso também não acho esta mulher nada linda!!! Tem um corpo bem feito, mas para desilusão também tem mamas artificiais:(....3 mil euros por umas mamas de silicone!!!!Assim qualquer uma consegue ser vistosa. Basta ter dinheiro!!


De Manuela Silva a 24 de Maio de 2010 às 14:01
Este é um não assunto, subcategoria Luciana Abreu. Seria diferente se a pessoa em causa fosse realmente professora e não "monitora de actividades extracurriculares " e se tivesse posado nua numa altura em que acumulasse actividades pedagógicas. Não foi o caso e a desgraçada até pensava que a dita reportagem já nem ia sair. Saiu, e foi embaraçoso por causa dos miúdos e de tudo isto se ter passado num sítio pequeno. Fez-se o que se pôde e se a própria já se tinha esquecido acho que, francamente, devemos fazer o mesmo. O caso tornou-se paradigmático do "exemplo de notícia que vende porque mencionauma mulher nua".


De Raúl a 24 de Maio de 2010 às 14:04
Concordo. Este, em particular, não é um problema da comunidade nem do Estado, de facto não é um problema. Mas como tem uma gaja nua, toda a gente para na estrada para ver o acidente.


De anónimo a 24 de Maio de 2010 às 18:11
Calma! Isto apenas é assunto para a grunhada bimba.


De luis f. a 24 de Maio de 2010 às 22:30
Que o pa+is está mal toda gente já sabe. O problema é que uma professora despir-se para a playboy não mereça discussão. País de bimbos. Discute-se o mourinho, as contratações do Benfica, os túneis, os feriados, mas não se dicute a censura duma professora que fez o que lhe passou pela cabeça sem incomodar nignuém. É um país cheio de bimbos, a léguas do que é o debate e porque é que é importante. Os costumes e as mentalidades não são importantes. Muito bem escrveu RAP na Visão, um dia destes vão dizer-nos que profiss~pes é que podem fazer strip ou despir-se para a Playboy. Como se a mulher tivesse feito algum crime. Outro ponto importante é comparar a imagem da marilyn e a da professora. Que eu saiba vendem as duas e são procuradas na internte e nos qiuosques porque não são só os alunos que bisbilhotam. Bruna Real é professora de música e deve continuar a ser.


De Anonimo a 25 de Maio de 2010 às 01:39
De preferência vestida.


De luirantri a 25 de Maio de 2010 às 21:48
Concordo completamente com o Comentário de Luís F.
Não me lembro quem, mas alguém disse que: «Se Deus quisesse que andássemos Nús, teria feito com que nascesse-mos assim». Sou contra a Falsa Moralidade, e a Falsa Religiosidade.
Da mesma maneira que não somos obrigados a andar nús, também não deveria ser obrigatório andar vestido. Cada um é Livre de ser Humano e Natural. Ser Contranatura é que é errado.


Comentar post


Rádio Blog
Carla Hilário Quevedo
Metro - Rádio Europa Lisboa
Tema da semana: Rádio Blogue.
Comente aqui ou em 21 351 05 90.
A sua voz vai para o ar :
6ª feira, 11h35/17h40
Domingo, 18h35






Rádio Europa Lisboa
Rua Latino Coelho, 50 - 1º
1050-137 Lisboa, Portugal
Tel.: 21 351 05 80

Email   Estamos no Facebook   Siga-nos no Twitter
Emissão online:

clique para ouvir a emissão da europa


Rádio Blog
Carla Hilário Quevedo
Metro - Rádio Europa Lisboa
Tema da semana: Rádio Blogue.
Comente aqui ou em 21 351 05 90.
A sua voz vai para o ar :
6ª feira, 11h35/17h40
Domingo, 18h35



POSTS RECENTES

A História de... José Man...

Rádio Europa Lisboa

A História de... Miguel P...

Funchal Jazz 2011: 7 a 9 ...

Diogo Vida no Braço de Pr...

Internacional Europa

RFI: emissões em 90.4 fm

JIGG 2011: Jazz im Goethe...

A História de... Vital Mo...

Cool Jazz Fest 2011, 4 a ...

Bobby McFerrin leva VOCAb...

Série aTensãoJAZZ chega a...

ARQUIVOS
TAGS

todas as tags

blogs SAPO
SUBSCREVER FEEDS