Ao vivo
Com o início de Julho, Lisboa acolhe mais uma edição do JIGG- Jazz im Goethe Garten, com 6 concertos marcados para os finais de tarde de 3ªs e 5ªs no Jardim do Goethe Institut, ao Campo Mártires da Pátria, Lisboa. Na 6ª edição ouve-se jazz de Itália, Portugal, Suíça, França e Alemanha. O primeiro concerto é uma estreia: Tubo Libre é o novo projecto do trombonista Gianluca Petrella, com uma formação feita de contrastes- com Petrella, em trombone e electrónica, tocam Mauro Ottolini (tuba), Gabrio Baldacci (guitarra eléctrica) e Cristiano Calcagnille (bateria). A música convoca os blues e a música africana, o noise e o free jazz, com efeitos electrónicos. Esta 3ªf, 6 de Julho, às 19h.
Rui Faustino
Amanhã, em antecipação do concerto de 5ªf, há um ensaio aberto ao público com a formação do baterista Rui Faustino, radicado em Berlim e convidado a desenvolver uma residência artística no JIGG 2010. Com Faustino tocam 3 músicos de Berlim, Silke Eberhard (sax alto), Nikolaus Neuser (trompete) e Jan Roder (contrabaixo), e os portugueses João Paulo Esteves da Silva (piano) e Rodrigo Amado (saxofone) como convidados. 4ªf, 7 de Julho, às 15h, no Jardim do Goethe Institut. Em 4teto, com os músicos alemães, Rui Faustino sobe ao palco do Jardim do Goethe Institut na 5ªf, 8 de Julho, às 19h.
Até ao final do mês, o JIGG 2010 dá a ouvir o 4teto internacional do pianista Júlio Resende, o 4teto suíço do saxofonista Reto Suhner, o trio do guitarrista francês Philipe Gordiani e o trio do pianista alemão Michael Wollny.
A norte-americana Melody Gardot volta a Portugal com as canções dos seus 3 discos editados: Some Lessons, Worrisome Heart e My One and Only Thrill. Esta 3ªf, 6, na Casa da Música no Porto, às 21.30, e amanhã, 4ªf, às 21h, no CCB em Lisboa.
De regresso a Portugal para dois concertos está o percussionista e compositor brasileiro Cyro Baptista, radicado em Nova Iorque. Beat the Donkey, projecto de percussão e dança, foi apresentado no Festival de Músicas do Mundo de Sines, em 2009, e vai estar ao vivo na Casa da Música, 4ªf, 7 de Julho, às 21h, e domingo, 11 de Julho, às 22h, na Praça do Comércio em Coimbra. O vídeo acima acompanha o músico no palco e nos bastidores, no Iowa, Estados Unidos.
Por fim, ao final da tarde de amanhã, o pianista Alexandre Diniz leva as composições originais do seu primeiro disco, Alba, ao CCB, com o seu 4teto cúmplice, formado por António Pinto (guitarra), Massimo Cavalli (contrabaixo) e Carlos Miguel (bateria). 4ªf, 7, às 19h, no Pequeno Auditório do CCB.