Quinta-feira, 8 de Julho de 2010
Rádio Blogue: o bebé de Ronaldo, o fim do 24 Horas e a Playboy

 

Será que os blogues estão a morrer? As respostas são revistas em final de semana...

 

Com Carla Hilário Quevedo e Antonieta Lopes da Costa

6ªf, 9 de Julho- 10.35/ 19.35

Domingo, 11 de Julho- 18.35

 

Nos próximos dias, Carla Hilário Quevedo desafia-nos para um 3-em-1, em parceria com o jornal Metro. Deixe-nos a sua opinião aqui mesmo ou através do 21.351.05.90, até às 16h da próxima 5ªf.

 

O bebé de Ronaldo, o fim do 24 Horas e a Playboy

A «silly season» este ano começa com a notícia do nascimento do filho de Cristiano Ronaldo, divulgada pelo próprio no Facebook. O tema levou revistas e jornais portugueses a fazer um dos mais brutais títulos de sempre: «Ronaldo paga para ser pai». Doze milhões de euros terá sido o preço do silêncio da mãe do bebé, segundo avança o The Sun. Nas caixas de comentários online multiplicam-se as observações de surpresa e condenação pela opção do jogador. Segundo anuncia o Correio da Manhã, o recurso à barriga de aluguer seria uma maneira de não ser chantageado. Outra notícia recente no mesmo jornal dá conta do desejo de há muito do jogador de ser pai, o que o teria levado a uma clínica na Florida. O recurso à barriga de aluguer, o montante envolvido na transacção, a decisão de ter um filho desta forma e não de outras tantas, incluindo a adopção, são temas que merecem um debate rigoroso. No entanto, o caso está contaminado pelo protagonista. É correcto mandar vir ao mundo uma criança para satisfazer um desejo exclusivamente individual? Esta notícia não chegou a ser dada pelo jornal 24 Horas, que fechou portas a 30 de Junho. O encerramento do 24 Horas é, quanto a mim, uma péssima notícia para a imprensa em Portugal. E isto precisamente porque era um tablóide, sensacionalista e desenfreado como não é tradição em Portugal. A liberdade de imprensa é um valor fundamental no desenvolvimento de uma democracia saudável. Sem esta possibilidade de intervenção jornalística descomprometida ficamos mais pobres. A liberdade de imprensa em Portugal está ameaçada por interesses económicos? Em risco de fechar está também a edição portuguesa da revista Playboy, tudo porque a edição de Julho mostra na capa um Jesus Cristo a segurar numa mulher nua. A homenagem a José Saramago terá sido mal recebida pela Playboy Enterprises, Inc, que, tal como o nome indica, tem uma linha editorial bem definida, que consiste em ganhar milhões à custa da publicação de fotografias de mamas e rabos femininos. Capas com homens ou com alusões à religião não são boas para o negócio. A Playboy é uma publicação moralista?



publicado por jazza-me
link do post | comentar

Comentários:
De R.Silva a 12 de Julho de 2010 às 01:59
Das 3 perguntas que nos fez, interessam-me duas, a do Cristiano e a da Playboy . É errado mandar vir ao mundo uma criança por egoísmo, embora o amor tb seja sempre um bocadinho egoísta, talvez. No caso de Ronaldo, que provavelmente é gay, e é de certeza um consumidor nato, ter um filho desta maneira é até expectável mas revela, além de egoísmo e inconsciência, uma grande falta de imaginação É errado pagar 0 silêncio de uma mulher e "comprar" o bebé que acabou de ter, quer este tenha sido fruto de uma relação passageira, quer tenha sido uma inseminação artificial, quer isso seja ou não a vontade da progenitora.
Se a Playboy é moralista? Claro que não. A empresa tem um target muito específico e o único problema é que a piada da capa não foi suficientemente boa. Esta capa não é instantaneamente traduzível ou interessante aos olhos de estrangeiros É rebuscada, logo tem falta de sex appeal. Saramago e sex appeal não combinam, hello?


De luirantri a 13 de Julho de 2010 às 12:14
Sobre os três assuntos, tenho as seguintes opiniões:

1. O Ronaldo, reflete várias noções relativas aos males futebolísticos:

a) Recebe demasiado dinheiro, numa desproporção exagerada relativamente ao seu trabalho, e isso transforma-o num ignorante rico.

b) É notório que as “Ninfas” que transbordam ao redor dos jogadores, procuram Protagonismo para outras acessibilidades, Sexo, Dinheiro, e “Boa Vida”. Não procuram vida familiar normal, e nem por sombras engravidar e ter filhos.

c) Daí que Ronaldo tenha resolvido pagar para ser “Pai”, o que reflete, que apesar do dinheiro que possui, o seu valor humano é fraco. Uma característica abundante no mundo do Futebol, onde não se pode esperar mais do que a habitual esclerose cultural, própria do “novoriquismo”. Com a agravante de Ronaldo esquecer que o dinheiro não pode comprar tudo, e a criança, aínda que feita por ele, não é dele, como também não é um brinquedo para a sua infantilidade adiada. Já para não falar do crime que isto constitui, e que esperemos, o PGR actue.

2. Não lamento nada o fecho do “24 Horas”, porque este reflecte a pior face do jornalismo.
E parece-me que neste caso, não se trata de qualquer atentado à Liberdade de Imprensa.
Mas lamento o que se passa nos outros órgãos de informação, com a censura interna e controlo da informação que, isso sim, é um atentado criminoso e muito grave contra a Liberdade de Expressão, e consequentemente contra todas as Liberdades.

3. Não critico a “Playboy” pelo que faz.
A Civilização proíbe certas coisas para as tornar desejadas e as transformar em negócio. Deplorante ou não, a verdade é que ficam em causa os falsos conceitos de moralidade.
Embora a “Moral” seja geralmente mais abordada no seu aspecto psico-social, relativamente ao comportamento, talvez poucos saibam que a Origem da Moralidade é física (uma função cerebral condicionada pelo processo evolutivo). Assim, estamos a partir de uma premissa errada, porque tudo é moral. E afinal, “O que é a Moralidade” ?


De Márcia Lencastre a 14 de Julho de 2010 às 20:55
Comentar 3 assuntos para o Radioblogue é como ter um comando e estar a fazer zapping. Então vamos lá:
Quanto ao primeiro assunto, só tenho uma coisa a dizer: e não é que já se podem ver as pernocas do bebé do Ronaldo?
http://gazetaweb.globo.com/v2/entretenimento/texto_completo.php?c=208690. Imperdível, mesmo.
E passemos ao assunto 24 horas: por mim tudo bem, contando que ainda existe O Crime.
Concordo com a ideia da última comentadora, quando diz que tudo é moral. Tb tudo é político, e etc etc. Mas num sentido assim muito light e silly season da coisa, penso que a Playboy não foi moralista e essencialmente as razões moralistas só podem, neste caso, estar ligadas às razões pragmáticas de se é bom ou mau para o negócio haver "intelectualidade" e toda a politiquice que lhe está associada, na capa desta revista. Não é bom, é evidente. Se fosse intelectualidade sem aspas talvez fosse bom, porque seria uma intelectualidade menos a armar ao pingarelho. Será que podemos ser moralistas cínicos e ser moralistas à mesma? Ou estaremos, assim, a ser imoralistas? Mais o melhô mesmo é bebê um chopinho, dá uma saltada lá ná práia e deixá o assunto prá dipois.


De Ana a 15 de Julho de 2010 às 14:56
Bom o bebé do Ronaldo é um assunto que não me interessa nada, mesmo para nada. O fecho do 24H00 tal como a Carla acho lamentável e acho muito mau sinal que num país democrático este tipo de publicação mais populista feche a porta...é um péssimo sinal para a democracia portuguesa.... por fim a play boy é moralista? claro que sim só lhes interessa vender mamas e rabos...assim que o assunto foge um pouco disto já não pode ser; porque é a figura de Jesus? porque a revista é americana, norte americana para o pior e para o melhor?
não sei, sei é que é moralista sim...


Comentar post


Rádio Blog
Carla Hilário Quevedo
Metro - Rádio Europa Lisboa
Tema da semana: Rádio Blogue.
Comente aqui ou em 21 351 05 90.
A sua voz vai para o ar :
6ª feira, 11h35/17h40
Domingo, 18h35






Rádio Europa Lisboa
Rua Latino Coelho, 50 - 1º
1050-137 Lisboa, Portugal
Tel.: 21 351 05 80

Email   Estamos no Facebook   Siga-nos no Twitter
Emissão online:

clique para ouvir a emissão da europa


Rádio Blog
Carla Hilário Quevedo
Metro - Rádio Europa Lisboa
Tema da semana: Rádio Blogue.
Comente aqui ou em 21 351 05 90.
A sua voz vai para o ar :
6ª feira, 11h35/17h40
Domingo, 18h35



POSTS RECENTES

A História de... José Man...

Rádio Europa Lisboa

A História de... Miguel P...

Funchal Jazz 2011: 7 a 9 ...

Diogo Vida no Braço de Pr...

Internacional Europa

RFI: emissões em 90.4 fm

JIGG 2011: Jazz im Goethe...

A História de... Vital Mo...

Cool Jazz Fest 2011, 4 a ...

Bobby McFerrin leva VOCAb...

Série aTensãoJAZZ chega a...

ARQUIVOS
TAGS

todas as tags

blogs SAPO
SUBSCREVER FEEDS