Filmes Falados
"Cela 211", Daniel Monzón, "La Jetée", Chris Marker
No menu da semana, o Filmes Falados escolhe o filme que ganhou 8 prémios Goya em Espanha, em Fevereiro deste ano, entre os quais os de melhor filme, melhor realizador, melhor actor principal (Luis Tosar) e melhor argumento adaptado. Cela 211, de Daniel Monzón, decorre no universo claustrofóbico de uma prisão, onde um guarda recém-chegado se vê envolvido num motim de prisioneiros que tomam como reféns três presos políticos da ETA. Com Luis Tosar e Alberto Ammann.
Em Santa Maria da Feira começa no proximo domingo, 5, o 14º Festival de Cinema Luso-Brasileiro. Manoel de Oliveira, que celebra 102 anos no dia 11, é o homenageado da edição 2010 do Festival- entre vários filmes do realizador português, o certame exibe O Estranho Caso de Angélica (2010), que Oliveira apresentou em Cannes, em Maio passado. Até 12 de Dezembro, o Festival dá especial atenção a Miguel Gonçalves Mendes (Autografia, José e Pilar) e a Cláudia Varejão (Falta-me), para além de mostrar os documentários Punk Is Not Daddy (2010), de Edgar Pêra, Tom Zé- Astronauta Libertado (2009), de Igor Iglesias Gonzáles, e Tikimentary- Em Busca do Paraíso Perdido (2010), de Duda Leite.
Em Lisboa, a Culturgest consagra os próximos dias ao realizador Chris Marker, num ciclo comissariado por Augusto M. Seabra que decorre entre 2 e 6 de Dezembro.
Com Lara Marques Pereira
5ªf, 2 de Dezembro- 9.35/ 19.35