Ao vivo
Ficções
É um dos casos de notável longevidade no jazz português: o projecto Ficções do guitarrista e compositor Dudas (Rui Luís Pereira) está quase a fazer 25 anos de estrada e mantém a mesma abertura às raízes ibéricas, africanas e brasileiras da música portuguesa, num contexto de improvisação. Esta noite, o Ficções apresenta-se com Dudas (guitarras), Guto Lucena (sax, flauta), Ruben Alves (piano), Miguel Amado (baixo) e Carlos Miguel (bateria). 6ªf, 4 de Fevereiro, no Onda Jazz. às 22.30.
Acima, um momento do concerto do grupo na 6ª Festa do Jazz do São Luiz, em Lisboa.
A Norte, o contrabaixista Carlos Bica apresenta o seu novo colectivo, Matéria-Prima, com o qual gravou já um disco para a Clean Feed, lançado em 2010. Com um repertório de originais do contrabaixista, mas também de Marc Ribot e Ry Cooder, com novos arranjos, Carlos Bica toca esta noite com João Paulo Esteves da Silva (piano, rhodes), Mário Delgado (guitarras) e João Lobo (bateria). 6ªf, 4 de Fevereiro, no Theatro Circo, em Braga, a partir das 21.30.
Acima, o tema "Believer" de Carlos Bica, pelo colectivo Matéria-Prima, na 8ª Festa do Jazz do São Luiz, em Lisboa.
Maria João, João Farinha
O Trio das Abelhas é o novo projecto da cantora Maria João, com João Farinha (piano, fender rhodes) e André Nascimento (electrónica), com um repertório feito de standards do jazz, originais e clássicos da música popular brasileira. Esta 6ªf, 4, na Fábrica Braço de Prata, a partir das 23h.
Por fim, esta 6ªf, 4 de Fevereiro, o pianista e compositor Júlio Resende, que em breve apresentará ao vivo o seu novo disco, You Taste Like a Song, toca, com convidados, na Sala Nietzsche do Braço de Prata, a partir das 00.30.